Governo diz que indústria local estagnou por completo no RS

O governo estadual gaúcho revelou, ontem, que, de janeiro a setembro deste ano, as vendas da indústria de transformação do Rio Grande do Sul permaneceram praticamente estáveis em relação ao mesmo período do ano anterior, com leve alta de 0,1%. 

Apesar do crescimento de 1,5% nas comercializações para o mercado interno, o setor registrou queda de 0,6% nas vendas para outros Estados e recuo de 1,1% nas exportações.

O que explica o economista André Contri, que é da Receita do governo do RS:

- Todos os Estados estão acompanhando a tendência de desaceleração da economia brasileira, além dos resultados recentes já refletirem o impacto das tarifas estadunidenses sobre as vendas ao exterior.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Exportações da indústria gaúcha despencaram 6% desde a aplicação da supertaxa americana

Os indicadores da secretaria da Fazenda do RS a partir de 6 de agosto, sinalizam os prováveis impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, em vigor. 

Os dados mostram queda de 6% nas exportações da indústria de transformação do Rio Grande do Sul no último trimestre (de julho a setembro), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os recuos mais acentuados foram observados em agosto (-8,6%) e setembro (-11,2%).

No recorte por atividade, os setores mais afetados pela redução das exportações foram as indústrias de produção de minerais não-metálicos (como calcário e areia) e de madeira, que registraram quedas de 34% e 32% no volume de vendas para o exterior.

Dica do editor - Conheça as regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

 O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro. Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes. O material é da Agência Brasil de hoje.

Recomendado - O editor frequenta e recomenda este curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens

O editor vem testando o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração.

Comissão do Senado proíbe aborto no Brasil

 A Comissão de Direitos Humanos aprovou, ontem, o Projeto de Lei que proíbe o aborto a partir da 22ª semana de gravidez, mesmo nos casos permitidos por lei, como gravidez em decorrência de estupro e anencefalia. 

O que diz o  texto do projeto:

- O nascituro que gozar de absoluta viabilidade fetal, presumida esta quando a gravidez comprovadamente tiver mais do que 22 semanas, terá direito inviolável ao nascimento sadio e harmonioso.

É o correto.

PGR quer que STJ não dê andamento à ação de Rumble e Trump Media contra Moraes

Alinhada com Moraes, a PGR (Procuradoria Geral da República) solicitou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) que rejeite o prosseguimento em território brasileiro da ação judicial movida pela plataforma Rumble e pela Trump Media contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido foi apresentado, ontem, sob sigilo ao presidente do STJ, Herman Benjamin, segundo o Estadão.

O processo contra Moraes corre na Flórida, EUA.

Caso o STJ acolha o pedido da PGR, nem por isto o processo deixará de seguir seu curso normal, porque neste caso o ministro será citado por edital.

Dica do editor - Melo lança campanha para reduzir infrequência escolar. Metade dos alunos faz gazetas.

O prefeito Sebastião Melo lançou., ontem, a campanha "A Educação Realiza Sonhos", com o objetivo de reduzir a infrequência escolar em Porto Alegre. Ao ato, estiveram presentes diretores das escolas próprias do município. Atualmente, a taxa média de frequência na rede municipal é de 55%, percentual abaixo do mínimo exigido por lei para aprovação, que é de 75%.

Este professor, CArlos Affonso Souza, Uerj, explica os termos do processo movido nos EUA contra Moraes

Este material é da CNN Brasil. A entrevista vai na íntegra.

Tempo continuará instável, hoje e amanhã, em todo o RS

O Rio Grande do Sul terá nesta sexta-feira mais um dia de instabilidade, de acordo com a MetSul Meteorologia, mas não choverá em todo o Estado. 

Em Porto Alegre, a chuva deve ocorrer ao longo do dia.

A temperatura permanecerá temperada em todo o Estad

O sábado também será marcado pela instabilidade, principalmente entre os vales, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, com possibilidade de chuva forte em pontos isolados.

Moraes manda reabrir inquérito para investir de novo contra Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, sancionado pelos EUA como violador dos direitos humanos e sob corte de visto a efeitos da Lei Magnitsky, inclusive por perseguir o ex-presidente Bolsonaro, recrudesceu, ontem, e autorizou a reabertura do inquérito da Polícia Federal que investigou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta interferência na corporação. A questão começou a ser investigada após Sérgio Moro pedir demissão do cargo de ministro da Justiça e insinuar interferência na PF por meio da troca do então diretor-geral Maurício Valeixo, indicado por ele

O pedido do inquérito partiu de Paulo Gonet, PGR, aliado de Moraes.

Em março de 2022, durante o governo do ex-presidente, a PF concluiu que não houve ingerência política e pediu o arquivamento do caso.

Dica do editor - A partir de 2026, as 515 escolas gaúchas de tempo integral terão ensino profissionalizante

 A partir de 2026, toda rede de 515 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Rio Grande do Sul passará a ofertar também cursos da Educação Profissional aos seus 40 mil alunos. Nesse movimento, a Rede Estadual ampliou significativamente a oferta de tempo integral. Em 2019, eram 18 escolas com EMTI; em 2023, esse número subiu para 111; em 2024, chegou a 206; e, em 2025, alcançou a marca de 515  escolas. Entre os cursos técnicos que serão ofertados em 2026 estão: Eventos, Produção de Moda, Planejamento e Controle de Produção, Marketing, Administração, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Agroindústria, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Química. Ao final do curso, todos receberão certificados de conclusão de formação técnica, aptos a trabalhar de imediato.

Saiba quem é Mário Ikeda, novo secretário da Segurança do RS

O coronel da Brigada, Mario Yukio Ikeda. é novo secretário da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. Ikeda, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto da pasta, sucede o delegado da Polícia Federal Sandro Caron. No lugar de Ikeda, na secretaria-adjunta, assumirá a delegada Adriana Regina da Costa, que exercia a função de subchefe da Polícia Civil. 

Ambos assumem os novos postos na segunda-feira (20/10)

Coronel Mario Yukio Ikeda

Mario Yukio Ikeda ingressou na Brigada Militar em 1985 e passou por diversas unidades da corporação. Participou da Força Nacional de Segurança Pública que atuou nos Jogos Pan-Americanos e ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Até as 9h, acompanhe "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt e Glauco Fonsêca

Hoje tem Constantino, Augusto Nunes, Navarro, Henkel e Piotto no Oeste sem Filtro. Agora e até as 20h.

Mauro Vieira e Rubio concluem reunião de 1h15min na Casa Branca

Terminou há pouco a reunião entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado, Marco Rubio.

O encontro foi surpreendentemente agendado para a Casa Branca.

Mauro Vieira prometeu falar com a imprensa.

A reunião durou 1h15min.

No Itamaraty, a versão é de que o encontro não foi apenas sobre tarifas, mas também sobre agenda econômica e política mais abrangente.

Artigo, Jerônimo Goergen - Vou mandar uma carta para saber o futuro dos Correios

Jerônimo Goergen
Advogado e Presidente do Instituto Liberdade Econômica (ILE)

Os Correios anunciaram um novo plano de reestruturação. A empresa estatal vai recorrer a R$ 20 bilhões em empréstimos para tentar equilibrar as contas até 2026. É mais uma tentativa de salvar um modelo que se mostra, há décadas, financeiramente insustentável e tecnologicamente ultrapassado.

Como deputado federal, votei a favor da privatização dos Correios. Fiz isso porque entendo que o Estado brasileiro não pode continuar bancando prejuízos bilionários de uma empresa que perdeu competitividade, eficiência e capacidade de inovação. Agora, mais do que nunca, o tempo provou que essa era a decisão correta.

O que quase ninguém discute é como chegamos a essa dívida monumental. Foram anos de má gestão, aparelhamento político e resistência a mudanças. 

CIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba por que o Brasil tem tantas farmácias

 A sensação de que existe uma farmácia em cada esquina não é apenas uma força de expressão. É o que conta, hoje, o site Click Petróleo e Gás, conforme reportagem assinada por Carla Teles. A seguir, vai toda a matéria. No RS, apenas três redes, no caso Panvel, Associadas e São João, possuem 3 mil.

Segundo informações apuradas pelo portal Fatos Desconhecidos, dados de 2025 revelam que existem mais de 93.000 farmácias no Brasil, o que equivale a aproximadamente uma para cada 2.000 habitantes. Embora a primeira explicação aponte para a clássica lei de oferta e demanda, a realidade por trás dessa expansão massiva é muito mais complexa e envolve estratégias de mercado agressivas, o uso controverso de dados pessoais e até mesmo a influência de esquemas criminosos e lobby político.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, especial, Alex Pipkin - Com o Hamas, perfilaram-se anticapitalistas, antissionistas e atiistas trans

O autor é PhD em Administração.

A turma de ativistas — jovens e velhos, idealistas, desinformados ou de má formação de caráter — continua a dramatizar e arrotar sua ignorância ou mal-caratismo com o clichê do “do Rio ao Mar”, sem sequer compreender o significado real da frase. 

Não conhecem Israel. 

Desconhecem que dentro do próprio Estado há palestinos que votam, se organizam politicamente e elegem representantes árabes no Knesset.

A guerra em Gaza uniu, grotescamente, três cerejas do bolo de sangue da ideologia do fracasso: anticapitalismo, antissionismo e ativismo trans, causas transformadas em arma ideológica

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Agende-se para ver esta live "O Hamas Voltou ?"

 Esta live é do Likud Brasil e será transmitida as 20h. Coloque seu clic no modo espera.

Zucco lista ações legislativas para impedir o empréstimo de R$ 20 bi para salvar os Correios

O líder da Oposição na Câmara, deputado Zucco, mandou ao editor a lista do pacote que os oposicionistas decidiram tocar adiante, tudo com o objetivo de impedir o empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada por Zucco como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após o retorno do PT ao poder.

 “Não se trata de simples má gestão, mas de um esquema que destruiu uma empresa pública lucrativa e agora tenta empurrar a conta para o contribuinte”, afirmou o líder da Oposição, deputado Zucco (PL-RS).

Eis o pacote de ações legislativas

1. Criação de uma CPMI dos Correios, para apurar o desvio de recursos, contratos suspeitos e o impacto das “empresas piratas” reveladas pelo Intercept;
2. Convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para explicar o empréstimo de R$ 20 bilhões e o uso de recursos públicos com garantia do Tesouro Nacional
3. Criação de uma Subcomissão Especial na CFFC para fiscalizar de forma minuciosa a gestão contábil, financeira e patrimonial da estatal, composta por 11 membros

CLIQUE AQUI para saber mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/